EDP COMERCIAL
Para explorar a sua fatura, clique sobre os diferentes números, e fique a perceber melhor as informações que são apresentadas.
Identificação
Nome do cliente e morada para onde é enviada a fatura.
Data de emissão da fatura e período de faturação
Data de emissão da fatura e período de faturação a que se refere, habitualmente é mensal, salvo contratualizações diferentes.
Valor a pagar e data limite de pagamento
O gráfico demonstra não só o valor total a pagar nesta fatura e a data até quando o pagamento deverá ser realizado, como também, de que forma é que se distribui pelos diferentes componentes: eletricidade, serviços e taxas e impostos.
Distribuição do valor a pagar pelos diferentes componentes
Identifica o valor a pagar em cada um dos elementos da fatura: eletricidade, serviços adicionais e taxas e impostos.
As minhas mensagens
Mensagens e informações úteis que a EDP lhe quer transmitir.
Como posso poupar
Neste campo aparecem os descontos e vantagens comerciais disponíveis para a Comunidade EDP.
O que marca o meu contador
Aqui pode verificar as leituras que o seu contador marcava na data de emissão da fatura e se, são estimados (realizados pela empresa com base nos seus consumos anteriores) ou reais (realizados pela empresa ou enviados pelo cliente). Aparecerão diferentes registos, consoante a tarifa que possui:
- Simples – 1 registo
- Bi horária – 2 registos (vazio e fora do vazio)
- Tri diário – 3 registos (vazio, ponta e cheias)
Envio de leituras
Neste campo é indicada qual a data aconselhável para enviar as suas leituras, que serão consideradas no próximo período de faturação e evitarão estimativas e possíveis acertos.
Para saber mais: Comunicação das leituras
Para saber mais: Comunicação das leituras
A composição do preço da eletricidade
O preço da eletricidade que paga contempla o uso das redes e gestão do sistema, a energia e sua comercialização e os custos de interesse económico (CIEG).Os CIEG são compostos pelo sobrecusto da produção em regime especial (81%) e em regime ordinário (17%), pelas anuidades de défices (4%), pela convergência tarifária das regiões autónomas (4%) e outros 2%.
Os meus Dados
Identifica os dados detalhados do contrato a que se refere a fatura:
- Nome do titular, morada e NIF;
- Tipo de produto adquirido;
- Dados para pagamento;
- CPE - Código do Ponto de Entrega – é o número que identifica a instalação elétrica e, é por isso, importante referi-lo quando contacta com a empresa.
- Potência contratada (pode variar entre os 3,45 e os 20,70 kVA)
- Tarifa (simples, bi horária ou tri horária)
- Ciclo horário (diário ou semanal)
Área de clientes e contactos
Saiba os contactos a utilizar em caso de avaria ou de necessitar de informações acerca do seu contrato e/ou serviço.
Dica - O que marca o meu contador
No caso de ter tarifa bi horária / tri horária verifique se o seu consumo nas horas de vazio é igual ou superior a 36% do seu consumo total. Se for inferior, segundo os cálculos da ERSE, talvez deva equacionar trocar para a tarifa simples.
Para saber mais: Tarifas e períodos horários
Para saber mais: Tarifas e períodos horários
Dica - Tarifas e períodos horários
É importante ter em atenção que pode sempre ajustar a potência, tarifa e ciclos horários contratados, em função das suas necessidades de consumo e da utilização que faz da eletricidade, otimizando dessa forma os seus gastos.
Para saber mais: Tarifas e períodos horários
Para saber mais: Tarifas e períodos horários
Newsletter
Subscreva a newsletter da Fatura Amiga e receba notícias atualizadas da iniciativa.