Mercado elétrico liberalizado
Veja o nosso vídeo informativo sobre como pagar e como reclamar:
Tenha atenção ao prazo de pagamento da sua fatura e se os consumos já se encontram prescritos.
A liberalização do mercado de eletricidade em Portugal iniciou-se em 2006 e prevê-se a extinção das tarifas transitórias até ao final de 31 de dezembro de 2020. No mercado livre as empresas comercializadoras podem livremente estipular as suas tarifas e preços, enquanto que no mercado regulado é a ERSE que fixa as tarifas. No entanto, mesmo no mercado livre uma parte das tarifas é fixada pela ERSE, a chamada tarifa de acesso às redes.
O que mudou com a liberalização?
Com a liberalização do mercado de energia, passou a ter a possibilidade de escolher entre os vários comercializadores de eletricidade (atualmente são 17 os comercializadores de eletricidade), cada um com a sua política comercial, preços e condições. É importante que saiba que pode escolher o comercializador com a oferta mais adequada às suas necessidades e que pode efetuar essa mudanças as vezes que quiser, no entanto, é importante que verifique se tem associado algum período de fidelização. Para saber qual a melhor tarifa para si consulte o simulador de tarifas. Consultar
Estou no mercado liberalizado, posso à mesma ter uma tarifa equiparada à tarifa regulada?
É verdade, desde o início de 2018 que os comercializadores em regime de mercado devem informar nas faturas se disponibilizam ou não tarifas equiparadas às tarifas transitórias. Verifique na sua fatura se o seu comercializador tem também à disposição uma oferta comercial com “condições de preço regulado” e qual o valor da diferença entre a oferta que está a ser praticada e a que resultaria da aplicação das “condições de preço regulado”. É importante que saiba que os comercializadores não estão obrigados a disponibilizar condições de preço regulado. Por isso mesmo caso o seu comercializador não apresente essa possibilidade, pode cessar o contrato e celebrar um novo com a EDP – Serviço Universal (mercado regulado) ou com outro comercializador no mercado liberalizado que tenha essa opção.
Como escolher o melhor tarifário?
Para fazer uma escolha/mudança, informada e mais esclarecida, de comercializador de eletricidade pode recorrer ao portal Poupa Energia gerido pela ADENE – Agência para a Energia. Esta plataforma disponibiliza e compara a informação sobre as ofertas tarifárias dos comercializadores de eletricidade, tendo atualmente disponíveis mais de 200 tarifários para consulta e adesão e disponibilizando 2 simuladores: na simulação simples pode avaliar que poupanças anuais conseguirá fazer face ao seu tarifário atual e na simulação avançada pode ajustar o perfil através de um histórico de consumos.
Damos + que umas luzes
Newsletter
Subscreva a newsletter da Fatura Amiga e receba notícias atualizadas da iniciativa.