Impacte ambiental da eletricidade
Veja o nosso vídeo informativo sobre o Impacte Ambiental da Eletricidade:
Verifique o impacto ambiental do seu consumo de eletricidade. Pode consultar as emissões e fontes de energia primárias utilizadas na produção da eletricidade que chega à sua casa através da sua fatura de eletricidade.
Desde fevereiro 2009 que pode saber a origem e os impactes da eletricidade que chega à sua casa. A rotulagem energética da energia elétrica obriga a que os comercializadores de eletricidade apresentem nas suas faturas as fontes de energia primária utilizadas na produção da eletricidade adquirida pelo comercializador (exemplo: energia hídrica, eólica, carvão, gás natural, etc.) em termos percentuais, bem como os impactes ambientais associados em termos de emissões de CO2.
- Origens da energia elétrica (mix):
- Contribuições percentuais de cada uma das fontes de energia no total de energia vendida pelo comercializador.
- Impactes ambientais associados ao consumo de energia elétrica:
- Emissões específicas de dióxido de carbono (CO2), avaliadas em g CO2/kWh.
- Emissões específicas de resíduos radioativos de alta atividade (RRAA) do comercializador, avaliadas em μg RRAA/kWh.
- Emissões totais de CO2 da fatura do consumidor, expressas em kg CO2 . Corresponde à quantidade de CO2 emitido associada à eletricidade consumida a que reporta essa fatura.
- Informação adicional sobre impactes ambientais da energia elétrica.
- Pode encontrar estas informações na fatura de eletricidade do seu comercializador, bem como na página de internet ou materiais informativos sobre esta temática.
- Se reduzir o seu consumo de eletricidade, está a contribuir para uma diminuição da produção e emissão de gases com efeito de estufa.Na sua fatura pode consultar as emissões de gases com efeito de estufa e as fontes de energia primárias utilizadas na produção.
Deve também privilegiar os comercializadores em que a eletricidade seja na sua maior parte produzida a partir de fontes de energia renováveis.
Utilize o simulador da ERSE para estimar o impacte ambiental do seu consumo de eletricidade e as fontes de energia utilizadas para a sua produção.
Damos + que umas luzes
Newsletter
Subscreva a newsletter da Fatura Amiga e receba notícias atualizadas da iniciativa.